A INOVLOUSADA, CRL tem o grato gosto de convidar todos os lousadenses para a sessão pública de apresentação do livro “LOUZADENSES COM ALMA”, de José Carlos Carvalheiras, dia 16 de julho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Lousada.
Entrada Livre!
Nesta notícia desvendamos o prefácio do livro, assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da InovLousada, CRL e Diretor do Jornal O Louzadense, Prof. José Diogo Fernandes.
Prefácio
“… Um livro sem alma não se sustenta, não sobrevive. Não pode comover e, portanto, não pode criar nenhum laço minimamente catártico com o leitor”
Ricardo Bellissimo
Muitas pessoas deveriam ter a sua vida num livro!
Este livro terá a força de imortalizar esses cidadãos que viveram com “Alma Louzadense”. O tempo apaga a memória, mas não apaga a obra. Deixar registado em obra, em livro, os feitos, singelos ou complexos, intensos ou ligeiros, mas sem dúvida únicos e originais, é o propósito deste livro. O que aqui está nesta obra são resumos biográficos, mas muito mais haveria para escrever. Este livro não evidencia apenas esta ou aquela pessoa, mas sobretudo recordar e registar em livro memórias de lousadenses que marcaram a sua passagem pela vida nesta “terra prendada e bela”. Foram lousadenses que sentiram Lousada com “alma”. Temos cidadãos ligados a diversas áreas como a música, a cultura, o desporto, o associativismo, a política, o bairrismo e o humanismo. Foram homens e mulheres que viveram e fizeram viver quem os rodeou. Foram cidadãos de relevo, genuínos e ricos. Por tudo isto pretendemos realçar o sentimento de “Louzada” (escrita antiga), onde o “Z” tem uma forte conotação para muitos de nós, associada a “Alma”, que terá duplo significado: sentimento e ausência. Assim conjuga-se a “Alma Z” como tradução do bairrismo lousadense. Estas memórias não se esgotam nesta publicação, pois este trabalho é contínuo e terá prossecução nas futuras edições do jornal.
Esta iniciativa surge na sequência dos artigos da rubrica “Louzadenses com Alma”, do jornal O Louzadense e da autoria de José Carlos Carvalheiras. Foi uma ótima opção e tem sido uma entusiasmante experiência publicar todas as edições d’O Louzadense um resumo biográfico de pessoas que já não estão entre nós, mas tiveram determinada influência na sociedade lousadense.
Foi também com “Alma Louzadense” que José Carlos Carvalheiras (autor de outras obras do género como “Os Louzadenses” e “As Louzadenses”) pesquisou e escreveu sobre estas 26 personagens, que tendo vivido poucos ou muitos anos, ficaram na memória de muitos de nós por bons motivos.
Esta publicação insere-se na missão da Cooperativa InovLousada (detentora do jornal O Louzadense), que visa contribuir para o desenvolvimento plural do concelho de Lousada e para a melhoria de qualidade de vida dos seus habitantes, oferecendo bens e serviços que concebam práticas enriquecedoras na área da informação e da formação, do empreendedorismo económico e da inovação social, da promoção turística e da identidade cultural.
Perpetuar nomes e memórias é uma das missões d’O Louzadense. Ao longo destes três anos de existência O Louzadense tem oferecido informação regional de qualidade, de forma ética e independente, de modo a promover a cidadania e o desenvolvimento económico, cultural e social de Lousada.
A cooperativa Inovlousada deseja que este livro seja do agrado do leitor como foi do nosso, organizá-lo e editá-lo. Que este seja o primeiro de muitos livros que poderemos disponibilizar aos lousadenses de cá e do mundo.
Notas sobre o autor:

José Carlos Carvalheiras é um lousadense sobejamente conhecido por todos. Dirigente associativo e cultural em diversas instituições lousadenses, com destaque para a “sua” Vidas em Cena Produções. Estudou Sociologia em Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autor de diversas obras:
Amílcar Abílio Leite Neto, o comandante (2000). Lousada; Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada.
Centenário da Festa Grande (2005). Litolousada; Co-autor, com Mário Fernando Ribeiro Pacheco da Fonseca et al.
25 anos de Narcóticos Anónimos em Portugal (2010). Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos, co-autor, com Sofia Santos et al.
Os Louzadenses, Retratos da Memória Coletiva e da Identidade Social de Lousada, Vol.1 (2011), Avigraf; Edição de Autor
Os Louzadenses, Retratos da Memória Coletiva e da Identidade Social de Lousada, Vol.2 (2012), Lousagráfica; Edição de Autor
Os Louzadenses, Retratos da Memória Coletiva e da Identidade Social de Lousada,Vol.3 (2013 ), A Diferença; Edição de Autor
As Louzadenses, Vinte Mulheres do Século XX em Lousada, (2013), A Diferença; Edição de Autor
Silêncio (2016). Lousagráfica; Familiares de Mário Fernando Ribeiro Pacheco da Fonseca
A INOVLOUSADA (Cooperativa para o Desenvolvimento Económico, Inovação Social e Promoção Turística e Cultural do Concelho de Lousada, CRL) é a entidade proprietária do jornal O LOUZADENSE. O nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento plural do concelho de Lousada e para a melhoria de qualidade de vida dos seus habitantes, oferecendo bens e serviços que concebam práticas enriquecedoras na área da informação e da formação, do empreendedorismo económico e da inovação social, da promoção turística e da identidade cultural.
0 Comments