COVID-19 – Precauções Básicas do Controlo de Infeção
Com o fim do Estado de Emergência e a implementação nacional do plano de desconfinamento social, novas regras e orientações têm sido veiculadas para cumprimento nos diversos serviços e setores da atividade económica, como por exemplo a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
A InovLousada, CRL, atenta ao difícil período que todos atravessamos, seja pelo combate à propagação do SARS-CoV-2, vírus que provoca a doença COVID-19, seja pela necessária formação sobre a adequada utilização dos EPI’s, limpeza e higienização das mãos, espaços e equipamentos, decidiu promover uma ação de formação subordinada ao tema COVID-19 – Precauções Básicas do Controlo da Infeção, destinada a todos os profissionais do comércio e serviços de Lousada.
A ação de formação “COVID-19 – Precauções Básicas do Controlo de Infeção” foi realizada no dia 13 de maio de 2020, pelas 21h00, no auditório da Adega Cooperativa de Lousada, e teve a duração de duas horas, abordando-se os seguintes temas: transmissão de microrganismos / cadeia de infeção; e precauções básicas do controlo de infeção (higienização das mãos; uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s; limpeza e higienização de espaços e equipamentos).
Todos os participantes receberam gratuitamente um kit de material para a formação, incluindo uma máscara e um par de luvas descartáveis, assim como um certificado de participação.
A ação de formação foi totalmente grátis, de inscrição obrigatória e limitada a 10 participantes (primeiros inscritos notificados pela InovLousada, CRL), e foi ministrada pelo Enf.º Renato Gomes, sob comentário final do Dr. Miguel Moura, a quem a InovLousada, CRL, muito agradece a disponibilidade.
Renato Gomes
Enfermeiro desde 2012, pela Universidade Católica Portuguesa. Diretor Técnico da Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Hospital da Misericórdia de Lousada. Especializado em Gestão de Unidade de Saúde, pela EEG da Universidade do Minho. Curso de Infeções Associadas aos cuidados de saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Fundador e Membro do Grupo de Controlo de Infeção do Hospital da Misericórdia de Lousada.
Miguel Moura
Médico Interno de Medicina Geral e Familiar. Médico Coordenador do Grupo de Controlo de Infeção da SCM Lousada. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Curso de Especialização em Medicina Desportiva. Treinador de Desporto – Nível 2.
0 Comments